Loading...

Biografia

Tem 36 anos é advogado, especialista em política socioambiental, pós-graduado em ciências penais e segurança pública e mestre em gestão ambiental. Foi secretário de meio ambiente, vereador e coordenador da proteção animal em Niterói.

Por onde passou na vida pública Daniel Marques construiu políticas pelo bem-estar dos cidadãos e pelos animais, sempre pautado na ética e comprometido com os interesses do povo, deixando realizações importantes para a coletividade.

Nascido em angra dos Reis em 1981, filho mais novo de três irmãos sendo sua mãe professora da rede estadual e o pai aposentado da CEDAE, Daniel Marques graduou-se em Direito exercendo a profissão de advogado por muitos anos.

Filiou-se ao Partido Verde em 2007, sempre visando colocar a questão ambiental e a segurança no centro do debate político. Chamado a compor os quadros da Corregedoria Tributária de Controle Externo do Estado do Rio de Janeiro em 2010, Daniel agiu até o ano de 2012, sempre pautado na moral e ética para gerir a coisa pública, tendo participado como assistente jurídico de diversos processos administrativos que culminaram na suspensão e até demissão a bem do serviço público de vários auditores fiscais que cometeram infrações administrativas e criminais.

Em 2012 Daniel Marques candidatou-se ao cargo de vereador no município de Niterói, e mesmo em uma campanha pequena feita apenas com amigos e familiares, foi o primeiro vereador eleito pelo Partido Verde – Niterói. Obteve a honra de ser convidado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade aceitando o desafio e deixando um verdadeiro legado para Niterói.

Como Secretário, Daniel Marques realizou o primeiro concurso público ambiental de Niterói, trabalhou incansavelmente nas principais pautas como a criação de unidades de conservação, políticas de proteção animal, monitoramento e fiscalização de obras e de áreas verdes, saneamento, ajuste do licenciamento municipal, fomento ao turismo sustentável, plantio de 21 mil árvores na cidade, entre muitas outras coisas.

Em 2012 Daniel Marques foi eleito vereador no município de Niterói, sendo a primeira vez que o Partido Verde elegeu um vereador na cidade.

 Na Câmara Municipal Daniel exerceu um mandato independente, honesto e de muito trabalho, acreditando no Poder Legislativo fortalecido e pautado no interesse coletivo

Em 2016 Daniel foi o candidato com maior crescimento no número de votos em Niterói, aumentando 287% comparado à 2012, totalizando 3.359 votos. Mesmo sendo o 16º candidato mais votado da cidade que possui 21 vereadores, não foi eleito por sua coligação, sendo o primeiro suplente da coligação “Por Uma Niterói Criativa e Sustentável”.


Como militante da Proteção Animal, em maio de 2017 sugeriu ao Governo que fosse criado o primeiro órgão com objetivo exclusivo no assunto. Assim, através do Decreto nº. 12.567/2017 foi criada a Coordenadoria Especial de Direito dos Animais órgão que Daniel Marques assumiu com muito orgulho.

Em abril de 2018 deixou a Coordenadoria para poder concorrer ao cargo de deputado federal. Foram mais de 2000 animas esterilizados, sendo a maioria animais de rua, dezenas de ações contra maus-tratos e centenas de adoções. Mais um legado entregue aos munícipes.

Sejam todos bem-vindos!