Loading...
Saúde Universal e Organizada
24 de setembro de 2016
Retrospectiva do último ano com matérias de jornais
1 de outubro de 2016
Mostrar todos

Após muito estudo técnico nasceu em 2014 o Programa Niterói Mais Verde. Hoje Niterói tem 15 milhões de metros quadrados de área protegida, com proibição de qualquer edificação com o objetivo de preservar áreas verdes importantes e seus sistemas ecológicos, fomentando o turismo sem degradação, a inclusão social, promovendo a educação ambiental e, ainda, aumentando a arrecadação do município.

Niterói passou de 19º para o 8º lugar no ranking do ICMS verde durante a gestão do Daniel Marques no meio ambiente.

O PARNIT é o mosaico do lado sul, abrange o Morro da Viração (Parque da Cidade), Praia do Sossego, ilhas na Baía de Guanabara, entorno da lagoa de Piratininga, entre outras. O mosaico da zona norte da cidade é o SIMAPA, engloba zonas de recuperação ambiental e de restrição à ocupação urbana, além de áreas de especial interesse ambiental e de preservação permanente.

Parque da Cidade

Daniel Marques iniciou a reestruturação de um dos principais cartões postais de Niterói, o Parque da Cidade.
A capacitação da Guarda Ambiental e o aumento do efetivo ampliou a segurança da área. A licitação da cantina, o novo banheiro com acessibilidade, reflorestamentos, sinalização das trilhas que hoje tem visita guiada e as demais melhorias incentivaram o turismo, esporte e a geração de emprego e renda.
Dezenas de ações educacionais, culturais e esportivas tiveram o Parque como sede. Milhares de visitantes hoje aproveitam os serviços disponíveis.
Outro ponto importante foi a fiscalização para evitar a ocupação irregular, proibindo edificação na unidade de conservação.

Praia do Sossego

Também contemplada no Niterói Mais Verde, iniciou-se a recuperação ambiental com plantios, retirada de pichações das rochas, instalação de placas informativas e a demolição de construções ilegais na areia.
A segunda fase será iniciada em 2016 e conta com a construção da trilha acessível, bem como da nova sede da Guarda Ambiental para proporcionar segurança aos visitantes.

As novas ideias já saíram do papel e o trabalho precisa continuar!

Compartilhar: